O Watch Dogs foi inicialmente pensado como um jogo de condução mas depois decidiu-se mudar o rumo
Foi em entrevista à IGN que Laurent Detoc, presidente da Ubisoft Americana, revelou que quando iniciaram o projecto pensaram num jogo de condução de mundo aberto onde o jogador pudesse sair do carro para fazer outras coisas. Embora a Ubisoft tivesse a licença de Driver o jogo não iria ser uma continuação desta série.
Na altura outro jogo de condução encontrava-se em produção e como o projecto não estava a cumprir as expectativas a equipa decidiu recomeçar do zero, a equipa foi reagrupada, entraram novas pessoas e nomeou-se outro director criativo. Apenas alguns elementos do motor de condução do primeiro projecto foram aproveitados para o Watch Dogs o conceito inicial nada tem a haver com o do jogo hoje conhecido.
“O projecto Watch Dogs inicialmente foi outro jogo. E a uma determinada altura o projecto mudou. Foi há uns 3 anos, quando o projecto Watch Dogs reutilizou alguns dos elementos criados para o motor gráfico de condução”
O lançamento será na Primavera de 2014 nas consolas da actual e nova geração assim como no PC.