Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, São Francisco revela que os videojogos melhoraram as capacidades cognitivas de idosos
O estudo foi levado a cabo pelo Neuro-cientista Adam Gazzaley e a sua equipa, começaram por seleccionar 30 participantes por cada uma das seis décadas de vida, dos 20 aos 70 anos. Confirmando-se que os sujeitos com mais idade tinham menos capacidade para realizar multi tarefas.
Foram depois seleccionados 46 sujeitos com idades compreendidas entre os 60 e 85 anos de idade, os participantes foram sujeitos a um período de 4 semanas de treino no NeuroRacer, um jogo criado especificamente para o estudo que aumentava a dificuldade conforme o desempenho dos jogadores.
Após este período verificou-se que os sujeitos melhoraram a sua capacidade de realizar multi tarefas, ou seja de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o seu desempenho foi mesmo superior ao de participantes de 20 anos que não estiveram sujeitos ao treino e mesmo ao fim de seis meses sem qualquer treino mantiveram essa capacidade.
Foram ainda realizados testes cognitivos aos participantes que revelaram que certas capacidades cognitivas que não foram trabalhadas no jogo também melhoraram e assim se mantiveram.