Depois de uma espera que parecia nunca mais ter fim eis que chegou o tão aguardado título da Rockstar, GTA V
(No final do artigo podem encontrar a análise em video)
Foi a Rockstar que se estreou nos jogos de mundo aberto, o denominado género sandbox, com o GTA III que embora não seja o primeiro desta franquia foi o primeiro em 3D e que a impulsionou para o sucesso que continuou com Vice City, San Andreas e IV, e sem esquecer as versões portáteis. Muitos outros tentaram pegar na formula de Grand Theft Auto mas nunca conseguiram atingir a qualidade da série da Rockstar que vem novamente mostrar que é a rainha do género sanbox com GTA V.
Por tudo o que tínhamos visto antes do lançamento esperávamos um grande jogo mas é ao jogá-lo que nos apercebemos realmente da sua grandiosidade.
Se jogaram com Niko Bellic em Liberty City então quando no GTA V pegarem num carro pela primeira vez vão logo aperceber-se que a condução está muito melhorada, eu mal comecei a conduzir pensei “agora sim” os carros aderem muito melhor à estrada e já é possível manobrar muito mais facilmente a grandes velocidades, no GTA IV os carros deslizavam demasiado o que complicava a condução mas felizmente agora já não temos esse problema. À medida que forem experimentando vários veículos vão começar a ter as vossas preferências pois a condução não é a mesma em todos, o comportamento de um carro desportivo será diferente de um familiar ou de um veiculo pesado por exemplo, para além disso a condução será ainda influenciada pelo nível da habilidade de condução de cada um dos protagonistas. Já nos aviões e helicópteros somos afectados pela turbulência, quanto maior a experiência de voo de um protagonista melhor se consegue controlar a aeronave.
Para além dos muitos carros, motas e barcos temos o regresso das bicicletas assim como dos aviões que não marcaram presença no jogo anterior e não esquecer os helicópteros, para explorar este vasto mundo por terra, mar e ar.
Outra mecânica do jogo alvo de reformulação foi a de tiro, desde o inicio este sempre foi um dos pontos fracos do jogo mas a Rockstar aplicou aqui o que aprendeu nos outros seus jogos e temos no GTA 5 um sistema de tiro melhorado. Não está perfeito mas está melhor que antes, já podemos transportar mais do que uma arma da mesma categoria e trocar de arma durante um tiroteio é mais fácil.
Estamos de volta a San Andreas mais propriamente a Los Santos e à região de Blaine County, o mapa é enganador ao olharmos parece não ser assim tão grande mas é no jogo quando o começamos a explorar que nos apercebemos da sua real dimensão, e não só é grande como é detalhado e cheio de vida. Desde a grande metrópole de Los Santos às zonas rurais em Blaine County, tal como no San Andreas da geração de 128 bits temos cidade, campo e deserto o que torna o mapa muito mais apelativo de ser explorado do que apenas uma grande cidade como Liberty City, e pela primeira vez é possível explorar debaixo de água com equipamento próprio ou um submarino. Todo o mapa está pronto a ser explorado desde o primeiro minuto mas é preciso ir fazendo missões para desbloquear as actividades. Não conseguimos encontrar um mundo destas dimensões nem com este detalhe e vida num outro jogo de mundo aberto.
E para um mundo tão grande temos não um mas três protagonistas, Michael, Franklin e Trevor. Michael é um ex-assaltante de bancos que se encontra na reforma e não tem uma relação lá muito saudável com a família, Franklin já pertenceu a um gangue e tem a ambição de subir na vida. Por fim Trevor é um psicopata, nunca na serie assumimos o papel de alguém tão desequilibrado e no inicio até se torna difícil gostar dele.
Um dos aspectos que mais curiosidade despertava era a mecânica da troca de personagens, tanto nas missões como fora resulta muito bem, durante as missões em certas alturas temos de mudar para um protagonista, não podemos mudar ou temos a opção de ir alternando entre eles livremente. Fora das missões a qualquer altura temos a hipótese de passar para outra personagem, a transição é feita num espaço de alguns segundos e poderemos encontrar a personagem escolhida em qualquer lugar do mapa e por vezes em situações caricatas já que enquanto não estão a ser controlados seguem a sua vida por Los Santos.
Estamos na cidade do cinema e das celebridades e muitas das missões que temos pela frente são dignas de Hollywood, roubar armas de destruição maciça , saltar de um avião dentro de um carro, fazer comboios chocarem, etc. Temos uma campanha grande e consistente cujos pontos altos são os assaltos, antes da execução será necessário escolher a abordagem e fazer a devida preparação, como conseguir veículos, armas ou disfarces, quando estiver tudo pronto podemos iniciar o golpe.
Cada um dos heróis possui uma habilidade especial, Michael abranda o tempo enquanto dispara, Franklin enquanto conduz e Trevor provoca mais dano e sofre menos, nas missões devemos ter isto em conta quando podemos alternar entre os protagonistas para melhor tirar partido das suas habilidades.
E para além das missões da campanha muito mais à para fazer neste imenso mundo, ténis, triatlo, golf, queda livre, caça são apenas algumas das muitas actividades espalhadas pelo mapa, existem ainda várias propriedades à espera de ser compradas e um pouco como acontecia no Vice City por vezes temos de fazer algumas missões para os nossos negócios, é mais uma forma de ganhar dinheiro que pode ainda ser investido na compra de carros, motas, barcos, bicicletas, aviões e helicópteros ou ainda investir na bolsa tudo isto à distancia de um clique. Outra forma de gastar dinheiro é na personalização das personagens e veículos que não está ao nível San Andreas mas podem estar descansados pois existem muitas opções.
O que está de regresso em força de GTA IV são as missões aleatórias, são eventos que podem surgir pelas ruas quando vamos a passar e vamos encontrá-los com muita frequência, as missões vão desde ajudar pessoas a recuperar os seus pertences roubados a roubar o dinheiro de um negócio que deu para o torto, existe de tudo incluído algumas situações engraçadas. Também de regresso está o telemóvel, mais propriamente o iFruit, é por ele que vamos ser notificados para muitas missões mas podem estar descansados pois desta vez não vai haver nenhum primo nem ninguém a chatear, nós é que podemos contactar alguém para sair nunca ninguém nos vai ligar.
Visualmente o jogo é bastante bonito temos uma atmosfera mais limpa que dá mais profundidade ao horizonte, isso nota-se sobretudo quando estamos fora da cidade e vislumbramos as montanhas ao longe e melhor ainda quando estamos a uma maior altitude e conseguimos ter uma vista geral sobre Blaine County e até os arranha-céus de Los Santos conseguimos identificar no horizonte isto aliado a um céu realista, as condições climatéricas, os efeitos da luz, o tráfego e os pedestres a andar pelas ruas que reagem às nossas acções e fora da cidade a vida selvagem que é mais uma das muitas novidades ,todo o grande detalhe do mundo traz uma grande autenticidade a esta região de San Andreas.
Não nos esqueçamos que o jogo está a correr num hardware com alguns anos certamente que numa versão para PC se conseguiria puxar mais pelo visual mas mesmo assim não deixa de estar impressionante. As personagens foram também alvo de um trabalho cuidado principalmente os protagonistas e personagens principais mas também os restantes estão com boa aparência.
No GTA Online temos toda a atmosfera e liberdade do GTA V num mundo compartilhado com outros jogadores.
Continuamos a ter as mesmas opções de personalização da personagem e carros e com o dinheiro ganho podemos comprar apartamentos e garagens para guardar os nossos veículos.
Existem muitas e variadas missões e actividades para realizar a solo ou com outros jogadores e amigos, por cada actividade superada para além de dinheiro ganhamos pontos RP, pontos esses que necessitamos para subir de nível, algo necessário para desbloquear novas armas e opções de personalização.
Podemos optar por realizar as missões a solo mas isso acaba por tirar a graça ao jogo e para jogarmos sozinhos já temos o GTA V. Jogar com outros jogadores e principalmente com os amigos é o que torna o GTA Online divertido, seja nas missões e actividades ou simplesmente andando livremente por Los Santos. Temos então um modo online tão cativante como o offline.
Criou-se uma enorme ansiedade em torno do lançamento do GTA V e com razão, as expectativas em torno do mesmo confirmam-se e este é mesmo o melhor jogo da série e um marco para os próximos jogos de mundo aberto. Se gostam da franquia Grand Theft Auto então GTA V é um jogo obrigatório, já se nunca jogaram os jogos da Rockstar e gostam de jogos que vos dêem liberdade recomendo vivamente a experimentarem.
Não se esqueçam de ver a nossa análise em video ao GTA V:
Também sobre o GTA V:
Sem duvida que o GTA V (Grand Thef Auto) é um dos melhores jogos já feitos, mas é claro que nós temos que agradecer á Rockstar Games pois investiu num jogo de risco ao seja muitas pessoas de religiões diferentes não admitem jogos como o próprio GTA V cheio de violencia.
Mas o que realmente realça o jogo é já termos jogado as versões antigas pois ai todos jogos se vão encaichando, porque vemos que a Rockstar Games vai aperfeiçoando os jogos.
Resumindo este é um dos melhores jogos inventado ate hoje, tambem detem o recordes de venda do primeiro dia e o jogo mais caro feito até agora e um exelente jogo por isso eu o recomendo.
A minha nota de 0 a 100 é Infinito 🙂
The best Game
melhor gta do mundo
[…] Vejam a nossa análise ao GTA V. […]
[…] GTA 5 foi lançado em Setembro do ano passado para PlayStation 3 e Xbox 360, podem ver aqui a nossa análise. […]
[…] primeira vista muitos acham Watch Dogs o resultado de uma mistura de GTA com hacking, é natural haver comparações com a série da Rockstar pois o conceito é semelhante, […]
[…] Los Angeles, cidade em que Los Santos é baseada, o resultado é incrível, o trailer original do Grand Theft Auto V passa ao mesmo tempo no canto para vermos o quanto a recriação é fiel. Já vimos muitas […]
[…] sempre nos habituou aos já tradicionais Easter Eggs nos jogos da franquia Grand Theft Auto, GTA V não é excepção à […]
[…] Vejam aqui a nossa análise ao GTA V. […]
[…] apenas se foca nas novidades que as versões PS4 e Xbox One trazem, se quiserem podem ver aqui a análise completa do GTA V original onde lhe atribuímos a nota […]
[…] Análise do GTA 5 […]